I Encontro Brasiliense de Avaliação Psicológica: Desafios da formação e da prática profissional

 

 

O Encontro Brasiliense de Avaliação Psicológica, organizado por professores e alunos do Instituto de Psicologia da UnB em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do DF - CRP DF, foi pioneiro em eventos desta categoria na Universidade. O encontro gratuito ocorreu nos dias 23 e 24 de agosto de 2018. Contou com aproximadamente 150 participantes.

 

No dia 23, sexta-feira à noite, o encontro foi aberto com uma palestra de Caroline Tozzi Repplod, da UFCSPA, sobre diagnóstico e prognóstico da área da avaliação psicológica brasileira. Em seguida, houve uma uma homenagem ao Professor Emérito da UnB Luis Pasquali.

 

No dia 24 pela manhã, ocorreram diversos minicursos simultaneamente. Foram eles de Avaliação psicossocial no contexto das NRs 33 e 35 (ministrado pelo prof. Ms. Carlos Manoel), Avaliação Bariátrica: legislação, desafios e prática, (psicóloga Ester Ribeiro), Introdução à Teoria de Resposta ao Item (prof. Dr. Josemberg Andrade), Elaboração de laudos psicológicos (Profa Dra Manuela Lins), Avaliação de transtornos da personalidade: Instrumentos e modelos (prof Dr. Sérgio E. S. Oliveira) e avaliação de crianças pré-escolares com o SON-R 2¹/2-7 [a] (Prof Ms. Talita de Araújo).

 

Na tarde do dia 24, foi realizada uma mesa redonda sobre os desafios e estratégias de formação em avaliação psicológica, composta por professores de avaliação psicológica de instituições de ensino superior variadas de Brasília, com da UnB, CEUB, Católica e IESB. Na noite do dia 24, a palestra de encerramento foi realizada pelo Professor Marcelo Tavares, da psicologia da UnB, sobre Analogias discrepantes: o confronto de evidências empíricas e clínicas na avaliação do risco agudo de suicídio. O encontro foi encerrado com uma homenagem a Otávio Abreu.